terça-feira, 11 de março de 2008

Reflexão Critica



Ola...
E mais um período que esta a chegar ao fim e como tal vem ai as avaliações finais, por isso agora vou avaliar o meu trabalho bem como o da turma e do professor em geral.
Quanto ao meu trabalho realizado no webfólio, no meu ver foi bom e até um pouco melhor que no período passado, pois agora já estou mais a vontade para trabalhar com o blog porque aprendi muitas coisas sobre ele que antes não tinha conhecimento o que facilitou o meu trabalho neste período. Em relação ao trabalho dos meus colegas penso que agora também já tem mais entusiasmos e já dedicam um pouquinho mais do seu tempo ao webfólio. Quanto ao professor era um objectivo que tinha que acho que esta a ser realizado perante as suas expectativas, embora que inicialmente tivesse desanimado um pouco... agora penso que todos estamos a trabalhar para ter boa nota também devido a sua persistência que acho ter sido positiva para o trabalho.
Em relação ao restante trabalho também me tenho empenhado para tirar boas notas.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Transporte Ferroviário

O tema do trabalho de pares que estou a realizar em conjunto com a xana é sobre os trasnportes ferroviários. O trabalho ainda não está terminado mas deixo-vos um pequeno texto sobre o nosso trabalho até este estar feito...

O comboio:
O comboio, permitiu a entrada na modernidade a extensas áreas do país na segunda metade do século XIX e nos primeiros anos do século XX, ficou como que congelado no tempo após os anos 20 do século passado.
Só nos últimos quinze anos se verificou o renascer da discussão do papel do comboio no sistema de transportes nacional, aquando da entrada de Portugal na U.E e especialmente a propósito do comboio de alta velocidade.

A evolução da rede:

Foi no final do ano de 1844 que se iniciou o desenvolvimento do transporte ferroviário em Portugal, com a fundação da Companhia de Obras Públicas de Portugal, de que um dos objectivos era a promoção dos estudos para a construção de caminhos de ferro.
A prioridade principal foi a ligação ao estrangeiro, e em 1845 surgiu a construção de um caminho-de-ferro de Lisboa, pelo Vale do Tejo, até à fronteira de Espanha. Após várias vicissitudes os trabalhos são iniciados, e a 30 de Outubro de 1856, é aberto ao tráfego o primeiro troço entre Lisboa (estação de Santa Apolónia) e o carregado. A abertura ao público do caminho-de-ferro em Portugal ocorre tarde, 31 anos após a Inglaterra, mas somente 8 anos após a Espanha, numa altura em que o transporte ferroviário se encontra bastante difundido pela Europa.