segunda-feira, 17 de dezembro de 2007


Desejo
a todos os meus colegas
e professores
um Feliz Natal e
um bom Ano Novo!!!

Reflecção sobre o blog

Este blog foi uma forma diferente, pensada pelo professor para nos avaliar. O blog veio substituir outro elemento de avaliação que iríamos fazer, a realização de um portefólio individual.
De principio a realização deste blog não foi muito bem aceite pelos alunos... mas com o tempo e á medida que vamos descobrindo e aprendendo como funcionar com o blog, acho que se tem vindo a tornar uma ideia interessante e mais dinâmica para a realização deste tipo de avaliação.
Com a realização do blog para alem de sermos avaliados em termos da disciplina, aprendemos e desenvolvemos outros tipos de competências uma vez que cada vez mais é importante saber trabalhar com este género de coisas...
Na minha opinião acho que consegui cumprir com os meus objectivos, não sabia minimamente trabalhar com um blog, agora já sei muitas coisas mas espero vir a aprender muitas mais, e poder desfrutar das funções de um blog.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Quadro comunitário de apoio a agricultura

O Programa Operacional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, vulgarmente designado de PO AGRO, enquadra-se no grande objectivo da estratégia do desenvolvimento agrícola e rural: incentivar uma sólida aliança entre a agricultura, enquanto actividade moderna e competitiva, e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais nas vertentes ambiental, económica e social.

A concretização deste objectivo integra os seguintes objectivos específicos:

-Reforço da competitividade económica das actividades e fileiras produtivas agro-florestais, salvaguardando os valores ambientais e a coesão económica e social.

-Incentivo à multifuncionalidade das explorações agrícolas, compensando-as pela prestação de serviços de carácter agro-ambiental ou outros de interesse colectivo, e contribuindo assim para a sua diversificação interna e viabilidade económica.

-Promoção da qualidade e da inovação da produção agro-florestal e agro-rural, com vista a obter um crescimento sustentado da produtividade e a responder eficazmente às novas exigências dos consumidores em matéria de qualidade e de segurança alimentar.

-Valorização do potencial específico dos diversos territórios rurais e apoio ao seu desenvolvimento e diversificação económica.

-Melhoria das condições de vida e de trabalho dos agricultores e das populações rurais, através do seu rejuvenescimento e qualificação, da promoção do emprego, da igualdade de oportunidades, da defesa dos rendimentos e da garantia de acesso aos recursos e serviços essenciais ao desenvolvimento humano.

-Reforço da organização, associação e iniciativa dos agricultores, nas vertentes socioeconómica e socioprofissional e dos demais agentes do desenvolvimento rural, considerando-os protagonistas e parceiros de primeira importância na definição e concretização da nova estratégia de desenvolvimento.

(continua... para mais informações aqui fica o link)
http://www.qca.pt/acessivel/pos/agro.asp

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Correcção do teste Novembro de 2007

Parte II

1
1.1 Os cinco principais problemas da agricultura são:
- Mão-de-obra pouco qualificada
- Mão-de-obra envelhecida
- Dificuldade em adaptarem-se ás novas tecnologias, continuam a insistir na agricultura tradicional
- Solos poucos férteis
- Infra-estruturas deficitárias

1.2- Em Portugal é difícil encontrar quem se dedique a tempo inteiro á agricultura. A maior parte dos agricultores tem alguma actividade complementar, a fim de garantir um maior rendimento. Por esse motivo nunca investem no desenvolvimento das propriedades e nas técnicas que estão a utilizar, pratica-se assim um plurirendimento e a pluriactividade.

1.3- As causas que levaram ao aparecimento da PAC foram:
- Equilibrar a produção dos produtos
- Melhorar a sustentabilidade das áreas rurais e a sua competitividade
- Apoiar o desenvolvimento da agricultura
- Tornar o mercado mais competitivo

1.4- As reformas operadas na PAC foram:
- Um incremento de um sistema de quotas
- Surgiu o set-side, tentando controlar assim a produção a fim de evitar excedentes e aumentar a produção dos produtos menos produzidos

1.5- O objectivo era rever as metas que tinham sido estabelecidas anteriormente, alterando algumas. Os objectivos eram:
- Uma simplificação da PAC
- Flexibilidade nas decisões de produção dos agricultores
- Eliminar os incentivos que tem efeitos negativos
- Prática de agricultura mais sustentáveis
- Distribuição de transportes e mais equitativas dos apois.