sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Problemas Ambientais das Áreas Urbanas

Sabe-se actualmente que as cidades - sobretudo grandes áreas urbanas - criam os seus próprios microclimas. Isto ocorre por causa da grande extensão da superfície de certos materiais comuns nas cidades, tais como betão, asfalto e cimento, que originam ilhas de calor. Esses materiais retêm parte significativa da energia solar, fazendo com que o local possua uma temperatura média mais alta do que as áreas rurais que a cercam. As grandes metrópoles chegam a registar diferenças de temperatura superiores a 10°C entre os seus subúrbios e a sua área central.
A maioria das grandes cidades enfrenta um grande problema ambiental: a poluição atmosférica. Algumas cidades geram tanta poluição que o ar acaba por se tornar saturado de materiais exógenos, criando uma névoa espessa, de cor acinzentada denominada smog.
A poluição atmosférica, gerada pelas indústrias e veículos motorizados, é uma séria ameaça à saúde dos habitantes, sendo responsável por inúmeros problemas como alergias, doenças respiratórias, cardiopatias, stress, entre outros. Os problemas decorrentes da má qualidade do ar agravam-se principalmente durante os meses do inverno, devido a presença de um fenómeno conhecido como inversão térmica, que dificulta a dispersão dos poluentes.
Esgotos e efluentes industriais continuam a poluir muitos rios, lagos, aquíferos e zona costeiras, Isso causa danos à fauna e flora local.
O lixo é outro grande problema. Várias cidades têm dificuldades em livrar-se adequadamente de seu lixo. A quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários cresce com o tempo, e acumula-se com rapidez, enquanto que incineradores geram poluição atmosférica.

Fonte: wikipédia

15 comentários:

Veronica disse...

O teu blog esta muito bom =D
Ja votei =)

Beijinho*

Maruzca disse...

"o q achas do meu blog?" muito bom foi o meu voto :P*

Nao percebo porqe é q os votos sao anonimos lool*

bom trabalho continua*

Rafaela disse...

os problemas ambientais podem vir a ter consequencias bemm ais graves que as presentes, por esse motivo vamso divulgar até nao poder mais. MUITO BOM TRABALHO

Anónimo disse...

me ajudou muiito :]

Anónimo disse...

Seu blog esta otimo!

Anónimo disse...

vai ajustar esse relógio... ooo troxaaa!

Anónimo disse...

_l_ (pinto) #pintoemvoces
kkkk

vlw O o

Anónimo disse...

Nossa gostei bastante do seu site... você sabe mesmo de geográfia coisa que eu odeio ! .. mas me ajudo muito na minha pesquisa, muito obigada continue assim.. ah e só uma coisa ajusta este relogio..heheh BEjos

Anónimo disse...

muito lg o seu blog ele me ajudou juito na tarefa de geo q tinha tudo pra ser chata mais se tornou lg mesmo falando de um assunto chato com esse

Anónimo disse...

muito lg o seu blog ele me ajudou juito na tarefa de geo q tinha tudo pra ser chata mais se tornou lg mesmo falando de um assunto chato com esse

Anónimo disse...

não entendo direito deinternet, mas cara, se voce botar as letra do texto maior, vai focar a atenção do leitor melhor. faça isso.
senão da preguiça de ler o texto

Anónimo disse...

ajudou muiiiiiiito :)

Anónimo disse...

Foi muito bom para meu trabalho de escola.=D
Só seria melhor se vc ajustasse o relógio.=p

raquel da silva disse...

amei seu blog.....parabens

raquel da silva disse...

gostei porque me ajudou no meu trabalho de escola tem tudo