sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Correcção do teste (12.02.2008)

1
1.1 Diminuição de espaços verdes; aumento dinâmico de construção civil; migrações pendulares mais frequentes; aparecimento de bairros de lata/clandestinos.
1.2 O processo de periurbanização é uma consequência do processo de suburbanização. As cidades vão-se desenvolvendo tendo um crescimento descontínuo, ou seja, as habitações constroem-se junto a vias de comunicação e industria fazendo assim aumentar os movimentos pendulares. Muitas destas urbanizações edificam-se em termos rurais, misturando-se assim o urbano e o rural.
2
2.1 A evolução de 1900 para 2001 manteve-se inconstante até 1940 e a partir daí tem vindo sempre a diminuir no entanto o total da AML tem vindo a aumentar até 2001.
2.2 Dois dos exemplos de situação que mostrem a insuficiente implementação de medidas de ornamento do território são: devido á elevada taxa de motorização o congestionamento do trânsito tem vindo a ser centro da cidade.
3
3.1 A criação de um indicador é vantajoso pois irá contribuir para o melhoramento dos espaços das cidades e seus subúrbios e para o aumento da qualidade de vida urbana. Vantagens: aumento da qualidade de vida urbana; requalificação de espaços degradados; melhoria do ambiente.
3.2 Poderão ser: qualidade do ambiente, vias de comunicação, segurança e existência de espaços livres.
3.3 Fazer um bom planeamento do território ajuda a melhorar a qualidade de vida urbana, pois evita um excesso de população em determinados locais da cidade, evitando: a acumulação de resíduos domésticos, excesso de tráfego nas horas de ponta ect. Com a diminuição da concentração populacional haverá mais locais verdes onde os residentes poderão evitar momentos de fadiga e stress.
4
4.1 B
4.2 D
4.3 A
4.4 C
4.5 A

Sem comentários: